terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Kokedama

                                     

É uma técnica de origem japonesa que consiste em envolver as raízes de uma planta em uma bola compacta de argila e musgo, essa técnica garante arranjos suspensos duradouros, práticos e fáceis de cuidar.

Super tendência para a decoração que tem sido vista com frequência nas Mostras de Decoração e Paisagismo, vem com tudo pra deixar sua casa muito mais linda, suspenso ou em cima de pratinhos kokedama traz a sensação de natureza para dentro do seu lar


Como o nosso clima é muito seco, é preciso fazer a regar a cada três dias, mas fora isso, é fácil fazer e cuidar dentro de casa

Aprenda a fazer um kokedama 


• Escolher qual planta ficará dentro da esfera

• Musgo ou palha de coco.

• Argila, areia e terra vegetal.

• Barbante ou outro fio de sua escolha.

  • Limpe a raiz da planta escolhida tirando o máximo de terra possível. Em seguida, faça uma bolinha com o musgo esfagno úmido. Faça um buraco no meio da esfera e insira a planta. Envolva essa bola com uma mistura de terra, argila, areia e um pouco de água. O aspecto dessa mistura deve ser argiloso para facilitar a moldagem e para a terra não quebrar.
  •  Envolva a esfera com o musgo verde. O acabamento externo também pode ser feito com fibra de coco.
  •  A única coisa que ela não pode ficar é sufocada, por isso na hora de fazer a bola, não é necessário apertar muito.
  •  Enrole barbante ou outro fio de sua escolha na bola, passando por todos os lados, e dê um nó. Depois deixe por 10 minutos a kokedama na água. Acrescente um pedaço de linha para pendurar ou coloque o arranjo em um prato.

  • Com a orquídea você precisa preparar o musgo fazendo uma caminha na mesa para que a planta seja colocada em cima. Você tira a orquídea do vasinho e faz uma bola em volta das raízes com o substrato próprio para a orquídea. Basta ir fechando com o musgo até tampar totalmente. Depois de feita a bola, se passa o barbante ou fio de nylon para quem quiser esconder a amarração.


Você pode optar por barbantes coloridos para trazer mais cor ao ambiente.

Suculentas, begônias, orquídeas, bromélias e outras plantas que retêm muita água não podem ficar em contato direto com o musgo, ou apodrecem rapidamente. Neste caso, a bolinha deve ser feita sem o musgo. Em vez disso, use fibra de coco com pedrinhas, casca de pinus e tomando cuidado para não quebrá-la na execução da técnica.








2 comentários: